top of page

NOSSO PATRONO

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu numa sexta-feira no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe, a 12 km de Exu (extremo oeste do estado de Pernambuco)

Deveria ter o mesmo nome do pai, mas na madrugada em que nasceu, seu pai foi para o terreiro da casa, viu uma estrela cadente e mudou de ideia. Era o dia de São Luís Gonzaga no mês do Natal, o que explica a adoção do sobrenome "Nascimento" .

O lugar natal é no sopé da Serra do Araripe, e inspiraria uma de suas primeiras composições, "Pé de Serra". Seu pai trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão; também consertava o instrumento. Foi com ele que Luiz aprendeu a tocá-lo. Não era adolescente ainda quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai.

Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, composta em 1947 em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.

Álbuns: 50 Anos De Chão, A Triste Partida, Volta Pra Curtir Ao Vivo, O melhor de Luiz Gonzaga, Do Jeito Que o Povo Gosta, Ô Véio Macho, Quadrilhas E Marchinhas Juninas, O essencial de Luiz Gonzaga, São João do Araripe, Vou Te Matar de Cheiro, Brasil Popular, MPB no JT, O Nordeste na voz de Luiz Gonzaga, Capim Novo, Duetos Com Mestre Lua, Sanfona Dourada, Sanfona Do Povo, Forró do Começo ao Fim, A viagem de Gonzagão e Gonzaguinha, Canta Seus Sucessos Com Ze Dantas, Forrobodó Cigano, Xamego, Bis (disco 2), Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, Volume 10, No Meu Pé De Serra, São João na Roça, IdentidadeMais

 

Filhos: Gonzaguinha, Rosa Gonzaga

 

Filmes: Sem Essa, Aranha, A Morte Comanda o Cangaço

 fonte: www.wikipédia.org

bottom of page